segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cinco, seus múltiplos e um de meus 555 TOCs


Cinco é meu número predileto; seus múltiplos têm, também, bastante importância na minha vida de TOCs e manias inexplicáveis.
Aliás, eu deveria ter nascido em 5/5/55. Se bem que... assim eu ia ficar muito mais insuportável do que já sou. Deus sabe o que faz, né verdade?

Alguns números são feios e sem sentido, como 3, 8, 14, 18, 26, 27, 32, 43, 56 por aí. Já outros também não teriam sentido se não fosse por questões práticas, como o 6 e 12, por exemplo. Pra que eles servem além de designar uma dúzia e meia dúzia? (não necessariamente nessa ordem). É o mesmo caso de 7 e 13: gato tem 7 vidas, 13 dá azar ou sorte: o que eles significam e pronto, mais nada!
Há, ainda, em se tratando de números meio sem sentido, o 16 e 11; só que esses, pra mim, têm algum significado porque sou do dia 16/11; mas se não fosse isso? Pra que merreca serviriam?
.Agora, o cinco é tudo de bom.
Vamos pensar na tabuada da vida, aquela tortura que acompanha a criança, seja ela apreciadora ou não de Matemática. Não é chique você ainda criancinha saber, de cor, a tabuada de cinco? Eu achava inteligentíssimo saber (uma das poucas que sei até hoje, confesso), sem imaginar que havia uma lógica. Aliás, quando percebi essa lógica, pensei ter sido descobridora dela; eu me achei o máximo.
Cinco e seus múltiplos me acompanham e fazem mesmo parte de meu TOC diário. Compro, cinco rolos de papel higiênico, cinco lixas pra unha, cinco canetas ou dez... por aí.
Na internet eu tenho trinta comunidades no Orkut, gosto de deixar lá, também, um total de recados guardadinhos que seja múltiplo de cinco.
No twitter sigo, atualmente, 110 pessoas. Se quero deixar de seguir um, coloco outro no lugar e vice-versa. Às vezes, mudo pra 105 ou 115... e me alegra muito quando os que me seguem são em números assim, da tabuada exata do 5.
.Agora alegria maior eu tenho – e sempre dou graças a Deus por isso – é me saber com 20 dedos ao todo. Seria um desastre para esse meu TOC “numerístico” se eu fosse como o Lula que tem 19 dedos ou como Cicarelli que tem 21.
Rolava deu achar bom isso não.
.
imagem daqui
.

3 comentários:

Helô disse...

Rosanita, 555 TOCs? Não tem 5 demais aí não?

Helô disse...

Adoro números! Fazer contas de cabeça então...ganho da calculadora(algumas vezes).

Rafael Freitas disse...

Eu quase não acredito nesse TOC do 5 no twitter.
haha

(Mas engraçado é que ainda hj tava comentando lá no Guaraná, e pensei: vou completar 25 ou 30 comentários que a mainha vai gostar! rs)